Toda essa história pode acabar se os paulistanos não olharem em direção ao centro.

Exatamente agora, acabei de ler uma reportagem sobre um livro o qual retrata prédios significativos do centro de São Paulo no Estadão. Aqui eu destaquei algumas partes que me intrigaram um pouco:

“[…]mas tem belos exemplares de edifícios do passado que resistiram ao descaso, à depredação, à decadência ao centro e revelam muito sobre a cidade que não pode parar. Na contramão da especulação imobiliária que desfigura São Paulo com prédios horrendos, mais de 100 antigos edifícios de boa arquitetura[…]”

Hehehe acho que não precisa dizer muita coisa néam? E olha, descaso não só do governo, mas principalmente da população, que não vê edfícios como registros tangíveis de uma cultura distante da que nós conhecemos. Não existe esse valor no povo da cidade de São Paulo, desculpa… uma coisa um detestável professor meu disse: parece que o brasileiro não tem pátria. Não valoriza seu próprio país, não o vê como sua casa. (Não eram essas palavras mas o sentido é o mesmo) E eu concordo com ele. Não pensam que a cidade também é sua casa e você pode viver bem numa cidade se assim pensar. É, pois é né gente.

“[…]Os modernistas, formados pelo olhar europeu, paradoxalmente, posaram de demolidores da influência francesa e italiana, promovendo o estilo neocolonial. “Hoje, por ironia, também essa escola é vítima da fúria das demolições”[…]”

É, nossos amados patronos destruiram culturalmente parte da arquitetura burguesa em São Paulo… mas lembremos eles faziam parte da elite, ou seja, na boa, não seriam capazes de criar todo esse descaso paulistano (eu acho, pelo menos hehehe) mas contribuiram. Sim, boa arquitetura para todos é legal, mas sabe dá para construir DO LADO, não precisa ser EM CIMA.

Achei curiosa também essa frase: Toda essa história pode acabar se os paulistanos não olharem em direção ao centro.

E tenho o dito!

Beijinho

Deixe um comentário

