MisanTREMfobia

Deuses, eu preciso compartilhar com o MUNDO TODO minha experiência hoje no trem. Entrei na Luz. Tomo trem na Luz há ANOS. Juro por Deus, nunca vi aquele lugar tão cheio… para os assíduos frequentadores, sabe-se que quando o trem passa pelo Brás aí o angú desanda. Realmente, de super lotado passou a insanamente lotado. Para sair, me chutaram do vagão.

(Na cena Lais com mochila imensa na frente e tubo)

Sim, eu sei que todos os dias são assim. Mas nessa loucura, uns tiozinhos começaram a conversar comigo. Como uma pessoa mora em Itaquaquecetuba e vem todo dia para o Brás? Cara, eu mal sabia onde ficava essa cidade! No mínimo, tem algo MUITO errado, não?

Ah, óbvio. O povo vai onde tem emprego. Outro tio do trem dizia: “se você for para Bahia, Belo Horizonte nao tem ninguém na rua. Já tá todo mundo aqui”. Nas telinhas dos metrôs aparece “São Paulo, lugar para se ganhar dinheiro” (ok, isso é a propaganda de uma loteria heihaiehiaha) mesmo assim, os empregos estão em São Paulo, generalizando, na área centra e naquela região da Berrini (juro, nunca passei por aquela avenida -_-, mas segundo minhas aulinhas, lá é pra lá de cheio de gente. ) São Paulo cresce aleatóriamente. Ontem vi um videozinho que explicava de maneira muito fofa o zoneamento. É algo do tipo as funções de uma casa. Ninguém vai comer no banheiro nem dormir na cozinha. A função da sala é similar com a do quarto e a da lavanderia se aproxima com a da cozinha. Ok, mas o que isso tem a ver com o fato de São Paulo estar essa desgraça de trânsito e transporte público superlotado? Bom, se o tal do Plano Diretor (Jezuiz o que é isso?) fosse, pelo menos levado um teco a sério (juro que nunca li, mas tenho plena fé nisso :}) talvez a situação estivesse melhor. Pois aí teríamos mais empregos em várias áreas da Grande São Paulo de modo que as pessoas não teriam que se deslocar desta maneira.

EU SEI que o plano diretor é algo municipal, mas se cada município fizesse isso, acho que seria mais fácil a vida do povo. E o que o zoneamento tem a ver com Plano Diretor a vida de mera que qualquer ser que faz do transporte público o seu meio de transporte? Bom, hehe é o Plano DIretor que determina o zoneamento.

Mas tia, zoneamento é aquela coisa de setorização do louco do Le Corbusier e pilotis e modernismo?

Bom, é, mas não do jeito que ele pregava… é necessário uma certa setorização, mas não tão radical quanto a que ele dizia.

Acho que disse tudo que queria ._.

o que se pode fazer? Sei lá, escolher bem os governantes eu já não acredito mais! Acho que a hora que a Grande São Paulo PARAR de vez, aí queeem sabe, melhora a vida ^^

Beijinho ^*^

Deixe um comentário

