Nhé, arte moderna phynah demais – a contradição da arte moderna

Hoje na superypermegatrendsfashion SVM (não, não é SWU… mas parece :B) anyway, Semana Viver Metrópole na minha doce faculdade (não vou explicar o que é – ok, é uma semana dedicada a palestras, workshops, oficinas e discussões sobre arquitetura, urbanismo e design) e participei de uma dicussão sobre arte urbana nas metrópoles (calma crianças, juro por Deus que escreverei sobre isso.)

Muito bem, por que a arte moderna seria PHYNAH demais. Primeiro por que phynah? Porque eu acho mais legal falar phynah do que erudita. Entenda como a arte moderna é muito mais erudita do que o Volpi pensou (Volpi, ex-pintor de paredes que virou best do povo da Semana da 22 e saiu pintando bandeirinhas felizes)

Grééééécinha, por queeeee?

Amiga (o) leitora (o)… você entende os quadros do Kandisky?  Básico assim. A arte figurativa nos permite uma compreensão (muitas vezes a única existente) mais rápida e simples do que se é representado. A arte moderna com toda sua lábia explora muito a Teoria da Cor, da Linhas, Formas e bla bla bla (mas tia, isso não é só o Kandinsky? Não fofolete, não é ;D) Logo, um leigo não vai entender JAMAIS nem Kandinsky nem Mondrian nem ninguém… ou você realmente acha que aquele manolo vida loka vai entender porque o Picasso fazia aquelas formas “estranhas”?!

Lógico que com isso entramos em uma outra questão… será que essa arte foi feita para ser entendida? Em teoria foi “criada” (entre outros porque é claro) para deixar de ser tão burguesa. E seria a arte para ser lida ou apenas se expressar? Mas, por que você, pobre manolo vida loka ia querer saber disso? E você artista plástico comunista (ou não) o que teria a me dizer?

Então, essa é a MINHA percepção… qual seria a sua?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s