Nem só de filosofia vivem os gregos…

Nem só de filosofia vivem os gregos

da Folha Online

Figuras mitológicas contrapondo-se à tradição cristã. É desta forma que o leitor aprofunda sua leitura nos versos do escritor grego Konstantinos Kaváfis (1863-1933). Considerado um dos mais importantes poetas da Grécia do século 20, ele inventa personagens de ficção, ambientados no passado.

Divulgação
Ironia nasce da consciência e do deslocamento dos personagens
Ironia nasce da consciência e do deslocamento dos personagens

Em “Konstantinos Kaváfis: 60 Poemas” (Ateliê Editorial, 2007), o poeta cria tipos excêntricos, às vezes fantasmagóricos e cínicos. O escritor provoca o leitor e o envolve em um jogo sensual por meio de seus versos. Outra obra que retrata muito bem os versos pungentes do grego é “Poemas” (José Olympio, 2006). Nela, Kaváfis reconstrói a história helênica com ingredientes prosaicos, como fragmentos de inscrições funerárias e crônicas bizantinas.

Em “À Espera dos Bárbaros”, um de seus poemas mais conhecidos, Kaváfis conduz o leitor pelas invasões dos bárbaros, e o seduz também, tanto que o fato não se consuma, apenas se desenrola.

Os textos de Kaváfis foram publicados postumamente. Poucos conheciam seus poemas. Os versos eram impressos em folhas soltas e distribuídas por ele a seus amigos. Ao total, são 154 poemas curtos. Mais de uma dúzia de textos permaneceram incompletos.

Cético, Kaváfis questionava a religião, o patriotismo e a heterossexualidade. Em alguns versos, o poeta grego evidencia sua fascinação pelo corpo de jovens, além de encontros furtivos com adolescentes em lugares secretos.

Kaváfis reconstrói a história grega e utiliza a tradição pagano-cristã como um meio para extravasar seus sentimentos. Seus personagens são movidos por verossimilhanças históricas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s