Novo murmúrio em Perugia

Escrito por Jafar Barreiros
25 de janeiro de 2010 – 13:04

perugia_capa Aninhada no coração (ou na coxa) da Itália, está a antiga e movimentada cidade de Perugia, conhecida por suas universidades, seu festival anual de jazz e, em breve, por um ícone da arquitetura de Coop Himmelblau feito para espantar seus habitantes e visitantes.

Servindo tanto como uma cobertura quanto como uma porta de entrada para os visitantes da popular passagem subterrânea na Via Mazzini, a estrutura foi projetada como uma esponja de energia para capturar raios do sol e sopros de vento. Uma camada externa de células fotovoltaicas otimizadas automaticamente, através de uma programa de computador de script dirigido, absorve os raios de sol pelo lado oeste, enquanto a ala leste recolhe a energia eólica usando turbinas em uma segunda camada estrutural. A terceira camada interna trabalha com a segunda como uma combinação de vidros laminados translúcidos e almofadas pneumáticas. Não apenas o telhado e a passagem subterrânea serão abastecidos com a energia da estrutura, mas o telhado de energia foi cunhado como possibilidade de impulsionar substancialmente a rede de energia da cidade.

Atualmente, no processo de planejamento dos projetos ainda há muitos obstáculos para saltar, mas, se aprovado, o conceito ambicioso não traria apenas um ícone ultra-moderno da cidade, mas um despertar da própria história da cidade. Baseado em documentos históricos mostrando a sua existência, Coop Himmelblau propõe escavar a antiga muralha da cidade etrusca na área abaixo da Piazza Giacomo Matteotti, como parte de uma galeria subterrânea que será um espaço público exibindo o histórico de Perugia, que seria acessada sob o telhado através de aberturas no solo.

perugia_pop

perugia1_pop

fonte: http://www.portaldoarquiteto.com//destaques-na-arquitetura/destaques-na-arquitetura/novo-murmurio-em-perugia.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s